-->

Google+ Badge

25 de ago de 2010

Como os candidatos devem utilizar o Twitter

Publicado originalmente no blog Palanque Eletrônico: " Usar o Twitter de forma criativa é quase uma arte. Entre milhares de candidatos que resolveram criar um perfil para fazer, raros se deram conta de que a ferramenta é mais do que 140 caracteres de propaganda eleitoral, e chovem tuitadas como - “parabéns a militância pela excelente panfletagem em Cacimbinhas!” Por isso o Palanque criou os 10 mandamentos do bom Twitter de candidato. Quem não obedecer, leva unfollow.

1) O Twitter é seu
Quem segue um candidato quer saber o que o candidato tem a dizer, não o seu assessor. E acredite, é fácil descobrir (e abandonar) um twitter de fachada.
2) Tenha algo a dizer
Em vez de dizer que toda panfletagem foi linda e maravilhosa, propague suas ideias e bandeiras. São elas que determinam votos.
3) Cuide a frequência
Candidato não é obrigado a ter Twitter. Mas se tiver, poste nele. Encare um Twitter vazio como uma tela verde do TRE.
4) Respeite os 140 caracteres
Ninguém quer abrir seu Twitter e vê-lo tomado por um avatar recitando o programa de governo em 72 partes. Textos maiores devem ser publicados em blogs e sites, e apenas linkados no Twitter.
5) Dialogue com os eleitores
Não há ferramenta mais prática para respostas e diretas para o eleitorado. Tire uns minutos para isso, o eleitor respondido se sentirá prestigiado.
6) Abra o coração
Candidato não é obrigado a falar só de política. Sinta-se livre para postar sobre o que achar que deve: filmes, família, estado de espírito… enfim, sobre a vida.
7) Invente moda
Pense em como usar o Twitter de forma criativa. Nem que seja para sortear a cor de sua gravata no comício, à moda William Bonner.
8) Divida suas contas
Para divulgar eventos de campanha, como bandeiraços e comícios, crie uma conta à parte. Pouca coisa é pior do que spam via Twitter.
9) Escreva direito
Um Twitter com erros de ortografia e de concordância depõe contra o candidato. Capriche!
10) Siga o @palanque_ZH"

Nenhum comentário:

Postar um comentário