"Em períodos de pré-campanha, quando começam a ser definidas as coligações e montadas as chapas para as eleições, os pequenos partidos vivem seu momento de glória.
– Essa é a hora de os pequenos aparecerem – diz Clei Moraes, assessor político do diretório regional do Partido Republicano Progressista (PRP).
O horário eleitoral é o principal palanque para ganhar visibilidade. A lei reserva um terço do tempo da propaganda no rádio e na TV (10 minutos por programa) para dividir igualmente entre os partidos que disputam a eleição. E esse tempo nunca é inferior a 30 segundos por partido.
Em função do espaço de propaganda, é nessa fase da campanha que os grandes partidos passam a assediar os nanicos. Para um grande, coligar-se com dois pequenos significa, pelo menos, um minuto extra em rádio e TV.
– Mas o pequeno irá sempre a reboque do grande e pode acabar até desaparecendo – alerta Fábio Alves, presidente regional do Partido da Mobilização Nacional (PMN)."
*publicado no jornal Zero Hora, no dia 16/05/10.
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