-->

Google+ Badge

20 de abr de 2010

Entenda as coligações

1-O que é eleição proporcional?

É a disputa entre candidatos a vereador e a deputado. Cada partido terá direito a um número de cadeiras conforme seu desempenho. Quanto maior a votação total, maior o número de vagas. O rateio é feito por meio de cálculo proporcional, e os lugares são preenchidos pelos mais votados.

2-O que é a coligação na proporcional?

A aliança ocorre quando duas ou mais legendas se unem formalmente para fazer propaganda eleitoral e disputar cadeiras legislativas. Os votos dos partidos são computados conjuntamente para calcular a porção de cadeiras destinada à coligação.

3-Quando essa aliança pode ser vantajosa?

PARTIDOS PEQUENOS: Sozinhos, não teriam nomes para preencher as nominatas, nem votos suficientes para garantir vagas no momento do rateio. Na aliança, somam forças para obter votação maior. Fica com as vagas quem tem mais votos.
PARTIDOS GRANDES: Com candidatos fortes, podem ampliar seu número de eleitos. Isso porque a aliança garante uma maior fatia de vagas à coligação, mas a maior parte das cadeiras fica para a legenda que tiver os nomes com maior votação individual.

4-Quando a aliança pode ser desvantajosa?

PARTIDOS PEQUENOS: Coligada a um partido grande, uma pequena legenda contribui para ampliar o total de cadeiras, mas pode ver a maior parte delas migrar para a sigla maior, com candidatos de maior votação individual.
PARTIDOS GRANDES: Mesmo com nominatas completas e nomes fortes, um partido corre o risco de a outra legenda coligada surpreender na hora da contagem de votos e ter candidatos com votação individual maior, que levariam mais cadeiras.

Fonte: Zero Hora (ed. 20/04/10)

Nenhum comentário:

Postar um comentário