-->

30 de abr. de 2010

PRP recebe comitiva paranaense

O presidente regional do PRP, Sergio Sparta, recebeu na sede do partido comitiva de colegas militares filiados ao PSB do Paraná.
















Figueiredo, pré-candidato a deputado pelo PSB/PR, comentando o cenário político do seu estado propôs que se somem esforços nos estados, com intenção de eleger representantes das Forças Armadas.

Também participaram do encontro Marco Dangui (à esquerda) e o Jorge Boabaid, pré-candidato a deputado estadual pelo PRP.

26 de abr. de 2010

2º Curso de Legislação e Contabilidade Eleitorais

A Fundação Dirceu Resende, órgão educativo do Partido Republicano Progressista (PRP), realizou no sábado, dia 24, o 2º Curso de Legislação e Contabilidade Eleitorais. Com palestras ministradas pelo presidente nacional do PRP Ovasco Resende, o presidente consultivo Oswaldo Souza Oliveira, o contabilista Pablo Oliveira e Silva e o jornalista Lelé Arantes. Cerca de 70 pessoas, entre filiados, dirigentes e pré-candidatos a deputados estaduais e federais estiveram presentes.

O curso aconteceu no Hotel San Felice, em Balneário Camboriú-SC , dirigido para os republicanos perrepistas de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. Os presidentes regional José Paulo Cunha, e municipal, Passarinho, recepcionaram os convidados oferecendo um churrasco à moda catarinense. O próximo curso está marcado para o dia 15 de maio, na Câmara Municipal de Boa Vista, em Roraima.

23 de abr. de 2010

Hoje no Conversas Cruzadas

Hoje à noite Sérgio Sparta debaterá, juntamentamente com Percival Puggina, a ADPF 153 (Argüição de Descumprimento de Preceito Fundamental), que trata da Lei da Anistia.

O que: Conversas Cruzadas

Dia: Hoje (23/04)

Hora: 22:30 mim

Onde: TV COM - Canal 36

20 de abr. de 2010

Entenda as coligações

1-O que é eleição proporcional?

É a disputa entre candidatos a vereador e a deputado. Cada partido terá direito a um número de cadeiras conforme seu desempenho. Quanto maior a votação total, maior o número de vagas. O rateio é feito por meio de cálculo proporcional, e os lugares são preenchidos pelos mais votados.

2-O que é a coligação na proporcional?

A aliança ocorre quando duas ou mais legendas se unem formalmente para fazer propaganda eleitoral e disputar cadeiras legislativas. Os votos dos partidos são computados conjuntamente para calcular a porção de cadeiras destinada à coligação.

3-Quando essa aliança pode ser vantajosa?

PARTIDOS PEQUENOS: Sozinhos, não teriam nomes para preencher as nominatas, nem votos suficientes para garantir vagas no momento do rateio. Na aliança, somam forças para obter votação maior. Fica com as vagas quem tem mais votos.
PARTIDOS GRANDES: Com candidatos fortes, podem ampliar seu número de eleitos. Isso porque a aliança garante uma maior fatia de vagas à coligação, mas a maior parte das cadeiras fica para a legenda que tiver os nomes com maior votação individual.

4-Quando a aliança pode ser desvantajosa?

PARTIDOS PEQUENOS: Coligada a um partido grande, uma pequena legenda contribui para ampliar o total de cadeiras, mas pode ver a maior parte delas migrar para a sigla maior, com candidatos de maior votação individual.
PARTIDOS GRANDES: Mesmo com nominatas completas e nomes fortes, um partido corre o risco de a outra legenda coligada surpreender na hora da contagem de votos e ter candidatos com votação individual maior, que levariam mais cadeiras.

Fonte: Zero Hora (ed. 20/04/10)

19 de abr. de 2010

Guia para avaliar seu candidato

COMO ELE VOTA?

Com critérios simples, é possível analisar com segurança a atuação de políticos, especialmente aqueles que já ocupam (ou ocuparam) cargos eletivos
- O eleitor pode controlar as atividades dos políticos eleitos para casas legislativas acompanhando seus votos em projetos de lei de interesse da sociedade e sua postura em relação a temas polêmicos e importantes.
- Se, ao fazer essa análise, o eleitor concordar com a maior parte das opiniões de seu parlamentar, terá feito a escolha certa na hora do voto. O que vale é saber se as decisões de seu representante refletem as suas e se ele se conduz na vida pública de acordo com o que prometeu ao pedir votos.

DISCURSO E AÇÃO

- É fundamental observar a coerência dos parlamentares em relação à posição defendida por seu partido e em relação a suas promessas de campanha. Um deputado que faz um discurso, mas acaba agindo na contramão do que diz, merece ser cobrado pelos eleitores.

DE GALHO EM GALHO

- É importante saber se o deputado permanece ligado ao partido pelo qual foi eleito ou se tem uma boa justificativa para explicar uma mudança de sigla. Trocas de legenda são consideradas infidelidade e podem representar conveniência, falta de compromisso e, em muitos casos, fisiologismo – que significa mudar de postura em troca de vantagem pessoal.

CORRUPÇÃO

- O envolvimento em casos de corrupção deve ser visto como um sinal vermelho pelo eleitor.
- Nem todos os nomes que aparecem em escândalos são automaticamente culpados, mas é preciso ficar atento ao desenrolar das denúncias, ao surgimento de provas e a decisões judiciais.

PROTAGONISMO

- Se o eleitor estiver disposto a fazer uma análise mais profunda, pode prestar atenção no perfil de seu parlamentar. Ele é um político influente, com atuação em momentos relevantes para o país, ou é um despachante de luxo, preocupado apenas com a política miúda e com a troca de favores?

COMO GASTA?

- Por meio de pesquisas na internet, é possível descobrir como o político gestiona seu gabinete. Se ele não é responsável com os gastos do mandato, melhor desconfiar.

*Fonte: Jornal Zero Hora (dia 16/04/10)

12 de abr. de 2010

PRP no encontro de pré-candidatos do PTC

O presidente regional PRP Sergio Sparta participou no último sábado, dia 10, de encontro dos pré-candidatos do Partido Trabalhista Cristão (PTC).


Além de discutir as futuras candidaturas para o pleito de outubro próximo, o partido avaliou prováveis alianças.

9 de abr. de 2010

Encontro em Santa Maria - Grupo GORILA

Integrantes do GORILA, em encontro realizado no Círculo Militar no dia 31 de março de 2010.

Encontro em Santa Maria - Grupo GORILA

O Grupo de Oficiais de Reserva e Inativos “Laços de Amizade” (GORILA) promoveu, no dia 31 de março, jantar de confraternização. O evento foi realizado no Circulo Militar e, durante manifestação, Sergio Sparta falou a respeito do III Forum Democrático Brasileiro, ocorrido no Rio de Janeiro, onde esteve representando o MOVA. Também aproveitou a oportunidade para relatar atividadades relacionadas as Eleições 2010 e o PRP.


5 de abr. de 2010

Uma aliança em prol do Rio Grande

Nas tratativas finais para a homologação de aliança, membros do PTC e PRP e futuros candidatos estiveram reunidos na última quinta-feira. Na data, ficou encaminhado encontro que decidirá, no próximo dia 10, qual será a composição da majoritária. Já estão definidas as participações de cada partido no decorrer das eleições. Igualdade em deveres e direitos é a tônica dos partidos.



PRP em Santa Maria

O PRP esteve em Santa Maria para encaminhar a fundação de mais uma comissão provisória. Na foto, integrantes que comporão a provisória, cuja formação está sobre a batuta do Coronel Guido .